DEPARTAMENTO FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

O Departamento é uma tradicional instância do Instituto Sedes Sapientiae que desenvolve atividades de caráter formativo, científico, cultural e de pesquisa, oferecendo a possibilidade de uma formação continuada aos seus membros. Por se tratar de uma comunidade engajada e muito ativa, havia a necessidade de uma comunicação unificada que transmitisse seus valores e a qualidade de suas atividades, portanto o primeiro trabalho foi criar uma identidade visual para o Departamento. Marca, paleta cromática e padrões gráficos para a composição de seu material de comunicação.

A escolha da cor ocre representa o ouro, pois o Departamento ano após ano é o “campeão” em inscrições e candidatos a seus cursos. A marca é um jogo tipográfico e cromático, pois são três palavras, cada uma em uma cor e tamanho, do pequeno ao grande, assim como o percurso de um aluno em sua formação.

O grafismo é uma aquarela cujo desenho abstrato sugere muitas interpretações, e é justamente essa a “caça” promovida pela prática da Psicanálise: criar conexões e interpretar o paciente com delicadeza e respeito, observando as singularidades e nuances ao longo do caminho que o levam ao auto conhecimento.

EVENTOS DO DEPARTAMENTO

Para cada um de seus eventos foram criados identidades visuais únicas aplicadas
a um conjunto de materiais cujo principal sempre foi o cartaz, exibido nos corredores do Instituto.

SOBRE O PROJETO
BRIEFING
REVISTA BOLETIM

A Revista Boletim Formação em Psicanálise, é uma das principais publicações do Departamento, e tem por proposta editorial a divulgação de trabalhos relacionados à psicanálise e suas interfaces.

O trabalho consistiu em dar criar uma sub identidade baseada na do Departamento e então compor novas capas. Cada uma relacionada com algum artigo ou assunto da qual a revista abordava. A diagramação do miolo utilizou um projeto gráfico já existente.

Fernanda Molinaro // graphic designer based in São Paulo – BRAZIL