O Departamento é uma tradicional instância do Instituto Sedes Sapientiae que desenvolve atividades de caráter formativo, científico, cultural e de pesquisa, oferecendo a possibilidade de uma formação continuada aos seus membros. Por se tratar de uma comunidade engajada e muito ativa, havia a necessidade de uma comunicação unificada que transmitisse seus valores e a qualidade de suas atividades, portanto o primeiro trabalho foi criar uma identidade visual para o Departamento. Marca, paleta cromática e padrões gráficos para a composição de seu material de comunicação.
A escolha da cor ocre representa o ouro, pois o Departamento ano após ano é o “campeão” em inscrições e candidatos a seus cursos. A marca é um jogo tipográfico e cromático, pois são três palavras, cada uma em uma cor e tamanho, do pequeno ao grande, assim como o percurso de um aluno em sua formação.
O grafismo é uma aquarela cujo desenho abstrato sugere muitas interpretações, e é justamente essa a “caça” promovida pela prática da Psicanálise: criar conexões e interpretar o paciente com delicadeza e respeito, observando as singularidades e nuances ao longo do caminho que o levam ao auto conhecimento.

 

The Department is a traditional instance of the Sedes Sapientiae Institute that develops educational, scientific, cultural and research activities, offering the possibility of continuing education to its members. As an engaged and very active community, there was a need for an unified communication that conveyed its values ​​and the quality of its activities, so the first job was to create a visual identity for the Department. Brand, chromatic palette and graphic patterns for the composition of their educational assets, for example.
The choice of ocher color represents gold, as the Department year after year is the “champion” in registrations and candidates for its courses. The brand is a typographic and chromatic game, as there are three words, each one in a different color and size, from small to large, as well as the path of a student in their education.
The graphism is a watercolor whose abstract design suggests many interpretations, and this is precisely the “hunt” promoted by the practice of Psychoanalysis: to create connections and interpret the patient with delicacy and respect, observing the singularities and nuances along the way that lead him to the self knowledge.

EVENTOS DO DEPARTAMENTO

O Departamento possui uma extensa agenda de eventos, incluindo debates, palestras, apresentações, grupos de estudos, entre outros. Para dar destaque, facilitar a comunicação e valorizar suas características, foi criada uma identidade visual para cara evento que compreendia cartaz impresso, banners virtuais, arte para mídias sociais e material para exibição em telão durante o evento. Abaixo uma amostra dos cartazes dos mais de 20 eventos em que esta gama de peças foi criada.

The Department has an extensive agenda of events, including debates, lectures, presentations, study groups, among others. To highlight, facilitate communication and enhance its characteristics, a visual identity was created for each event that included a printed poster, virtual banners, art for social media and material to be displayed on the screen during the event. Below, there’s a sample of some posters from the more than 20 events in which this range of pieces was created.

ACTO FALHO

O jornal Acto Falho é um informativo mensal produzido pelos alunos que participam da comissão de Publicação do Departamento. A veiculação da publicação era através de email, e seu acesso totalmente digital, em formato de blog, sem identidade visual definida.
A proposta desenvolvida foi a de trazer o jornal ao ambiente de convivência do Departamento, criando uma identidade visual e projeto editorial que abrangeu escolha de papel e métodos de impressão que serviam aos propósitos de um material sazonal, portanto deveria ser de baixo custo e de fácil edição.

The newspaper Acto Falho is a monthly newsletter produced by students from the Department’s Publication Committee. The publication was sent by email, and its access was totally digital, in a blog, without a defined visual identity.
The proposal was to bring the newspaper to the Department’s living environment, creating a visual identity and editorial project that included the choice of paper and printing methods that served the purposes of a seasonal material, therefore it should have low cost and easy to edit.

BOLETIM

A Revista Boletim é uma publicação anual do Departamento, e seu conteúdo é composto de diversos textos de caráter acadêmico sobre a prática da psicanálise.
Foi criada uma identidade visual baseada na do próprio Departamento, e uma capa que permitia mudanças na ilustração, fazendo menção a algum assunto abordado no conteúdo, e uma cor para cada edição. Produzimos 6 revistas. Desde a edição do conteúdo, criação da capa, orçamento com diversas gráficas e acompanhamento da impressão.

Boletim Magazine is an annual publication of the Department, and its content are composed of several academic texts about the practice of psychoanalysis.A visual identity was created based on the Department itself, and a cover that allowed the use os different illustration, mentioning a subject addressed in the content, and a color for each edition. We produced 6 magazines. From content editing, cover creation, budget with several graphics and printing follow-up.

Fernanda Molinaro // graphic designer based in São Paulo – BRAZIL