Carrés Hermès

Um lenço de seda branco, delicadamente estampado com imagens de senhoras cercadas por carruagens públicas a cavalo. Assim, em 1937, foi feito o primeiro Carré – quadrado em francês – da Hermès, icônica grife francesa.

Hermès

 

Cada lenço é batizado, como se fossem quadros. E certamente trata-se de uma obra de arte, pois há uma inacreditável estrutura criativa e de manufatura. São desenvolvidos dez no verão e dez no inverno. Uma estamparia única para cada, totalmente handmande, e sua fabricação pode levar até 12 meses.

00_27_TheStyleList_Hermes_Carre_AH10_36_scarf1

3810_p2_7243002

801209-2carre-hermes-2n1

book-carre-hermes-7

overview_100affa7-30be-49ae-9ab2-4ad3bc0ad556

Cada traço do desenho do artista é transferido para slides plásticos, com uma tinta preta chinesa. O que determina o número de slides é o número de cores utilizadas. O máximo até hoje foram 45. A seda é importada do Brasil — considerada a melhor do mundo. São necessários 300 casulos, filhotes de uma borboleta, para se produzir um lenço. Além disso, a seda é tramada na diagonal, para ficar leve e resistente.

 

O processo de idealização e aprovação é conduzido por Pierre-Alexis Dumas, o diretor de criação da Hermès e descendente de sexta geração do fundador da companhia. “Usamos os mesmos pesos para manter o desenho de papel esticado e ainda sempre olhamos para eles no chão, porque meu avô disse que um Carré Hermès deve ser visto da altura de um homem. Olhar de cima lhe dá um senso de composição, que é a força de um Carré Hermès.”

 

Pouca coisa mudou na produção dos lenços desde seu início, mas a tradição se adequa ao mercado atual com desenhos mais abstratos, mistura de seda e couro e até subvertendo o quadrado em triângulo. Isso se deve ao comando criativo da estilista Bali Barret, que em 2012 completa 6 anos dentro da Maison. “Cresci com uma gaveta de Carrés da minha mãe e aprendi a usá-los como minissaia, turbante…”

 

Atualmente a grife oferece um serviço de customização dos Carrés  batizada de “Life in Silk”. Depois de escolher um modelo entre as mil estampas, desenhos e padronagens, a cliente pode pedir para bordar suas iniciais, nome ou até uma mensagem, e o resultado é entregue em 10 dias. Isso é um luxo. Mas sobretudo, fina arte.

Leave a Comment